quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Violência, jogo do bicho e narcotráfico

Na quinta-feira, 25/11 ocorreu o debate sobre Violência, jogo do bicho e narcotráfico.

     O debate, teria como ideia inicial realizar um histórico sobre o surgimento e crescimento do poder paralelo ligado ao tráfico de drogas e jogo do bicho. Porém,os fatos que ocorreram na cidade nesta última semana tornaram-se parte dos temas abordados.
     Ataques iniciados no domingo, dia 21/11, iniciaram uma onda de violência na região metropolitana do Rio de Janeiro que culminaram na maior ação policial da história da cidade. Os ataques seriam  uma resposta dos bandidos à política de UPP's, que estão sendo implantadas com sucesso em diversas comunidades da cidade. Foram realizados incêndios de dezenas de veículos, ataques à cabines policiais, arrastões, enfim, diversas ações criminosas espalhadas pela região, mas vindas de um mesmo "centro de comando" dos bandidos.
     Uma das maiores "fortalezas" do tráfico, a favela da Vila Cruzeiro, na Penha, zona norte da cidade,  foi tida como um desses "centros" e foi invadida na quinta-feira, 25/11. Mais de 200 traficantes fugiram para o Complexo do Alemão, vizinho à comunidade. Não há previsão para o fim da ocupação policial do local.
     O Complexo do Alemão é um dos maiores complexos de favelas do Rio de Janeiro, com mais de 65 mil habitantes ( de acordo com o Censo 2000) e possui um dos piores IDH's de todo o estado. Possui um histórico de violência. Na década de 80 o crime começou a ganhar força no local tornando-se um verdadeiro quartel-general do Comando Vermelho, uma das maiores facções criminosas da cidade. Foi palco de diversas disputas entre traficantes e de confrontos entre traficantes e a polícia. Inclusive, no ano de 2007, uma mega-operação policial, com cerca de 1300 homens, culminou na trágica chacina onde o número de mortos foi divulgado em dados imprecisos, mas etimativas apontam que cerca de 20 pessoas foram mortas sumariamente pela polícia em um único dia. Atualmente o Complexo possui um projeto do PAC ( Programa de Aceleração do Crescimento) para a criação de uma rede de transportes, com a construção, inclusive, de um teleférico.
     No domingo, dia 28/11, iniciou-se a operação de retomada do Complexo do Alemão, a maior operação policial da história da cidade do Rio de Janeiro, com 1200 policiais militares, 400 policiais civis, 300 policiais federais, 800 homens do exército brasileiro e com apoio logístico da marinha e da Força Aérea, que forneceram tanques e helicópteros blindados e veículos para facilitar a movimentação das tropas. Durante as incursões, que se iniciaram perto das 7h da manhã, houve tiroteio intenso nos primeiros minutos, mas pouco tempo depois  a resistência torna-se fraca e às 9h20 o comandante-geral da polícia militar, Mário Sério Duarte anuncia vitória. Uma grande quantidade de armas e drogas foram apreendidas pela polícia. Foram apreendidas também uma grande quantidade de motos roubadas, que eram usadas pelos traficantes. Houveram 3 mortos e 20 presos, entre eles, o traficante Zeu, um dos assassinos do jornalista Tim Lopes.
     As Forças Armadas irão ocupar o Complexo até a instalação de uma UPP que, segundo o governador Sério Cabral, irá ocorrer no primeiro semestre de 2011. A Vila Cruzeiro também deve receber uma unidade durante o mesmo período, o que pode vir a fortalecer a política de implantação das Unidades de Polícia Pacificadora no Rio de Janeiro. O governador afirma que até 2014 todos os territórios ocupados pelo Poder Paralelo serão retomados.
     No momento muitas pessoas estão otimistas, acreditando que este pode ter sido um divisor de águas não só para a cidade, mas para todo o estado do Rio de Janeiro. Projetos de reurbanização das áreas ocupadas já estão surgindo, visando levar serviços públicos como saneamento, educação e saúde a estes locais, que agonizam diante da falta de infra-estrutura. Mas apenas o tempo dirá o que será feito daqui pra frente, restando aos cidadãos, por ora, a esperança de dias melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário