domingo, 3 de outubro de 2010

Próximo tema de debate

     Na Quinta-feira, dia 28/10/2010, ocorrerá o próximo encontro aberto do Grupo Rio. O encontro será realizado na sala 201 do Instituto de Geociências da UFF, às 15h.

   
     Tema de debate:  Rio de Janeiro: Violência, jogo do bicho e narcotráfico segundo uma interpretação
    
     "Querido Rio de Janeiro, ao conhecer teus caminhos, teu passado, muito me desperta orgulho. És do mar desde a sua fundação propiciada pelo excelente sítio da Baía da Guanabara, por sinal, muito bem utilizada pela metrópole lusitana. Demoraste a ocupar a serra, isto só ocorreu com o café. Sempre estiveste acompanhado pelo sol, um sol forte, que tantas cores desperta na paisagem, particularmente no verão.
     Afora teu aspecto físico, abençoado pela prodigiosa combinação de serra, mar e lagoa, destaco teu passado político.
     Nasceste grande, Rio de Janeiro. Desde cedo passaste a dividir o governo da colônia com Salvador, ficando, depois, definitivamente, com a sede no século XVIII. Acorreram a ti os militares portugueses, os comerciantes, particularmente interessados no escoamento do ouro e no comércio com a Bacia do Prata.
     É, já faz tempo. Mas, permita-me continuar!
     Tu recebeste uma rainha, talvez louca, mas era uma rainha! Recebeste e ainda tem a família real! Foste o parâmetro de todo e qualquer raio de modernidade que afetava o Brasil, pois era área-piloto tanto de D. Pedro II, quanto dos presidentes republicanos!
     Tu és considerada a vitrine do país. O Brasil não é uma fazenda agrícola, ele é moderno, e tem o Rio de Janeiro. Lá temos a Biblioteca Nacional, recém-construída, o Museu Nacional de Belas Artes, o Teatro Municipal. Brasil é grande, Brasil é Rio de Janeiro!
      Mas, mas... um tiro no peito de um presidente acabou atingindo o coração de uma cidade. Aceleraram a transferência da capital para o interior do país. Viraste estado, o da Guanabara! Quinze anos depois, foste município!
     Na época não sentimos o tapete que nos era tirado, afinal, Bossa Nova, Jovem Guarda, Cinema Novo, o melhor carnaval do mundo, um excelente futebol... As praias ainda eram ensolaradas, e como ditavam moda...
     Nestes últimos vinte anos, que é o objeto de nosso estudo- Rio de Janeiro: Violência, jogo do bicho e narcotráfico segundo uma interpretação- podemos verificar uma acentuada mudança!
     Matas teus filhos, ou os deixas morrer!
     Pessoas amedrontadas pensam ingenuamente que, ao levantarem os vidros dos seus carros, estão protegidas. Isso se o vidro não for blindado!
     Pessoas carecem de oportunidades, falta emprego e feijão...
     A ação dos políticos fica cada vez mais pobre, lembra o estilo romano- pão e circo-, mas com um jeitinho peculiar pois, às vezes, sobra cacete! O Rio de Janeiro está à deriva porque o coração carioca está ficando amargo, pesado, sentido, envelhecido... vem perdendo sua jovialidade característica.
     O que fazer para reverter a situação? Desfusão com o antido estado...? Contratar mais policiais? Já foi dito tanta coisa e tão pouco foi realizado!"

     Uma carta ao Rio de Janeiro pelo professor Hélio de Araújo Evangelista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário